Resgate Psiquiátrico

O Resgate que realizo existe desde 2001.

Desde então a equipe foi sendo renovada e as técnicas de atendimento modernizadas.

Atendemos somente dentro das normas éticas e legais vigentes no país.

Quando todas as tentativas clínicas existentes para o tratamento psiquiátrico de um paciente já tiverem sido tentadas e não tiverem surtido o efeito necessário e quando o paciente se encontra num estado de gravidade e corre riscos em relação à sua integridade física, mental ou social, assim como pode estar colocando terceiros em algum desses riscos, pode ser indicada uma internação psiquiátrica em Hospital Geral ou numa Unidade Psiquiátrica.

A internação psiquiátrica ocorre por um período de dias ou semanas (varia de caso para caso) e visa diagnosticar, realizar exames, ajustar medicamentos, oferecer tratamento médico, cuidados de enfermagem, atendimento psicológico, terapia ocupacional, orientação familiar, etc.

Quando ocorre uma recuperação suficiente que viabilize o tratamento ambulatorial, o paciente recebe a alta hospitalar.

Após a internação ter terminado o paciente é encaminhado para dar continuidade ao tratamento a nível ambulatorial com os profissionais escolhidos pelo

paciente e seus familiares.

A Médica Psiquiatra da Equipe do Resgate acompanha todo o procedimento do princípio ao fim.

Este é um serviço de saúde particular, não somos ligados a nenhum convênio.

Os passos para a solicitação do resgate psiquiátrico são:

1. Relatório do Médico que acompanha ou que avaliou o paciente e que indicou a remoção do mesmo para clínica, hospital ou serviço de urgência médica, contendo resumo do caso, diagnóstico e condutas.

2. Declaração por escrito do familiar que está solicitando o regaste e a razão da solicitação, assinada e contendo o número do documento do requisitante.

3. É necessário que ocorra uma consulta médica prévia com o familiar antes do procedimento. Essa entrevista pode ocorrer presencialmente ou por videoconferência ( por celular também ).

4. Sempre que possível o resgate deverá ser evitado, sendo uma conduta médica de alta complexidade, a ser indicada e realizada nos casos em que o tratamento ambulatorial não for possível e em que existam riscos de auto e/ou de heteroagressividade (agressividade voltada para outra pessoa) que justifiquem o transporte do paciente, por equipe especializada para ambiente protegido em que ocorrerá o tratamento indicado no caso para controle sintomático e preservação da integridade física do paciente e/ou de seus familiares ou da comunidade.

5. Uma internação compulsória, ou seja : involuntária, só poderá ser indicada no caso do paciente estar diagnosticado, por um médico capacitado, com um quadro mental agudo, com risco iminente de auto ou de heteroagressão (a terceiros). Em alguns casos, a internação involuntária pode requerer uma ordem judicial para que ocorra o resgate e a internação. Nos demais casos, das internações involuntárias, os próprios hospitais comunicam a internação involuntária e elas são avaliadas pelo Promotor/Juiz em até 10 dias de internação.

6. Esta equipe realiza o resgate e encaminha o paciente, de acordo com cada situação, para o serviço de saúde indicado pelo médico que solicitou o mesmo. A família deverá ir até o hospital onde ocorrerá a internação em veículo próprio, seguindo a nossa equipe. Isso é sempre obrigatório em todos os hospitais pois o familiar passar por entrevista com o psiquiatra de plantão e o familiar assinará como responsável.

7. Está equipe não realiza atendimento de resgate, em hipótese alguma, sem as devidas providências legais descritas acima. Seguimos estritamente a legislação vigente no Brasil para a internação psiquiátrica involuntária.

8. O trabalho prestado por esta equipe ocorre do momento em que o paciente é atendido até o momento em que é transferido para o serviço de saúde solicitado pelo médico que encaminhou o paciente e/ou seus familiares.

9. O custo do resgate envolve: -Parte Médica – Honorário Médico e Medicação. -Equipe de enfermagem-Logística (localização de vagas disponíveis para internação para cada caso; localização do serviço de ambulância mais adequado e disponível em cada caso.-meio de transporte indicado em cada caso; distância a ser percorrida entre o local onde se encontra o paciente e o leito hospitalar escolhido e reservado pela família; medicação e ou outros procedimentos médicos e de enfermagem indicados em cada caso, etc).

10. Todas as dúvidas e orientações são esclarecidas antes que se contrate o serviço descrito acima.

Serviços

Alguma
dúvida?

Estamos disponível para responder qualquer dúvida sobre nosso atendimento.